Veja, as pessoas são diferentes, certo? Em características físicas, na fala, no jeito de se vestir… A questão é que nós, adultos, já estamos carregados de interpretações culturais e sociais e a tendência é de reprimirmos a observação natural das crianças a respeito das diferenças que percebem ao seu redor. Mas diversidade não precisa ser um tabu, não é mesmo? Vamos retomar o assunto, então, com apoio das cores da natureza?
Em busca das cores
Na Fazenda Bananal, nossa equipe conduz essa atividade ao ar livre, mas é possível reproduzir o passo a passo em ambiente fechado.Primeiro, reúna as crianças e diga que participarão de uma aventura. Os pequenos serão os exploradores em busca das cores! Quais encontrarão pelo caminho? Deixe que elas imaginem e nomeiem as cores que pretendem buscar. Você pode ajudá-las a catalogar as cores oferecendo pequenos pedaços de papel ou tecido colorido para que tenham como referência.
Durante a busca, peça que identifiquem as cores que encontrarem. Aproveite para perguntar:
- foi essa a cor que você imaginou?
- encontrou alguma que não tinha imaginado?
- conseguiu nomear todas elas?
- as cores encontradas são iguais às das amostras?
Experiência com formas e texturas

O Aprendizado

Amplie o cenário e inclua as diferentes cores de pele das pessoas, por exemplo. O mais importante é que as crianças possam perceber e descrever com suas próprias palavras as diferenças que notarem nas pessoas.
Se já tiver feito essa atividade com as crianças, comente aqui como foi! Se não tiver feito ainda, diga-nos as dificuldades que estão brecando você. Podemos sugerir alternativas!