Pense em ingredientes ricos em cores. Deixe sua imaginação voar para encontrar opções! Quer uma ajudinha? Veja alguns exemplos do que você pode usar:
cascas de beterraba, cenoura ou manga
- pedacinhos de tomate
- pedacinhos de ameixa seca
- punhadinho de terra ou pó de café
- um pouco de cúrcuma, urucum ou coloral
- pedacinhos de flores
- talo de folhas (de espinafre, salsinha ou couve, por exemplo)
- tecido branco (uma camiseta velha) ou folha de papel sulfite ou novelo de lã branca
O Preparo
Coloque os ingredientes em tigelas diferentes com um pouco de água quente para que soltem as cores com mais facilidade. Outra opção é bater os ingredientes separadamente com um pouco de água no liquidificador; ou amassar um a um no pilão.O Passo a Passo
Traga as crianças para o universo da atividade fazendo perguntas:- vocês já experimentaram esse ingrediente? Qual sabor tem?
- o que acontece com os nossos dedos quando comemos esse ingrediente?
Explique a elas que hoje vamos usar esses ingredientes para pintar. Deixe que elas comam os ingredientes em sua forma natural (se forem comestíveis, claro) e mostre o preparo em água que você já havia preparado.
A obra de arte
As crianças agora precisarão de uma tela para pintar! Ofereça a elas uma camiseta branca velha e peça que criem uma nova estampa. Pode ser também uma folha de papel em branco. A arte pode ser feita com os dedinhos e as mãos ou com pincéis. Se tiver um novelo de lã clara, dê pequenas tiras a elas e deixe que mergulhem a lã nas tintas. Depois, espere secar e retome a atividade mais tarde para que façam uma linda colagem dos fios em papel ou tecido!O Aprendizado
Essa atividade é uma forma de falar com as crianças sobre diversidade. Afinal, é essa enorme variedade de elementos o segredo que mantém a natureza funcionando. A arte fica muito mais rica e diversa quando há tantas opções à disposição!Outra descoberta importante é que as cores tem origens diferentes e, quando misturadas, formam novas cores. É uma chance de as crianças se interessarem por diferentes colorações e terem curiosidade para criar tons naturais a partir de ingredientes da natureza.
Já fez essa atividade em casa? Conte-nos aqui nos comentários como foi! Compartilhe nas redes com #BananalEmCasa para vermos como ficou!