O que fazer com as crianças em casa?

Sentindo os perfumes da horta

No dia em que você servir às crianças uma batatinha refogada com temperos e elas, sem nem terem visto o prato, começarem a cantar “alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo sem ser semeado”, você terá cumprido sua missão. Não é delicioso ver os pequenos tão à vontade com os sabores e os perfumes da natureza? A atividade de hoje é um convite para passear pelos aromas da horta.

Passo a passo

Você vai precisar de alguns temperos frescos ou secos. Coloque cada tempero em um prato ou xícara. Se o tempero estiver em um vaso, ótimo! Mostre a planta assim mesmo, por inteiro. Deixe as crianças tocarem as folhas, sentirem o aroma e o sabor. Pergunte:

  • É forte?
  • Perfumado?
  • Tem gosto de quê?


Envolva os pequenos no preparo de um lanche usando os temperos. Por exemplo, peça que salpiquem orégano sobre fatias de pão com manteiga. Coloque no forno por alguns minutos e pronto! Aproveitem deliciosas torradinhas. Acrescente queijo e chame de pizza. Ou cubra com tomate picadinho para transformar em bruschetta. Para as crianças maiores, use uma venda para cobrir os olhos delas e apresente um tempero de cada vez. Será que conseguem descobrir quais ervas são?

Aprendizado

O objetivo é despertar os sentidos para a natureza. Os aromas e os sabores estão no nosso dia a dia: quanto mais conhecemos o que a natureza nos oferece, mais gostosa fica a alimentação. Além de aguçar o paladar das crianças, mostrar a diversidade estimula a criatividade delas e as orienta para hábitos mais saborosos e saudáveis.

Qual tempero faz mais sucesso na sua casa? Escreva #BananalEmCasa no seu post nas redes sociais e compartilhe conosco a receita favorita das crianças que leva esse tempero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *