Atualidades

Receita de Páscoa fácil: crepe de brigadeiro do nosso chef

O que o chef Bertrand Materne anda fazendo na cozinha de casa durante a quarentena? A resposta dele é muito mais saborosa do que uma simples receita. O crepe de brigadeiro — que vamos aprender a fazer neste post — é carinho em forma de sobremesa. Descubra por que esse doce é tão importante para o nosso chef. Aproveite e descubra novos sabores e significados para levar à mesa na Páscoa!

O poder da comida afetiva

Sabe aquele sabor que nos traz boas lembranças? Isso é comida afetiva. É o almoço que lembra a casa da avó, o doce que tem sabor de infância, a receita que segue viva há gerações… E quanto mais se vai à cozinha para preparar refeições, mais essas referências aparecem, principalmente em momentos adversos como este de isolamento social. Bertrand Materne vive algo assim. Durante nosso papo, o chef disse que “nesse momento, a culinária tem sido minha melhor terapia com a família. Minha filha vem para a cozinha comigo e, juntos, criamos mais que receitas, fazemos nossa história.” Pai e filha haviam acabado de preparar um crepe de brigadeiro. Daí você diz: uma sobremesa que leva chocolate e granulado só pode ser reconfortante, não é? Exatamente. Para Materne, é uma visita à infância! Materne nos conta que na Bélgica, seu país de origem, em 2 de fevereiro comemora-se La Chandeleur, ou Festa das Velas. Parentes e amigos reúnem-se ao redor da mesa repleta de crepes para comemorar o dia em que Jesus foi apresentado ao templo 40 dias após seu nascimento. Mas antes de ser uma celebração cristã, a Festa das Velas era uma homenagem ao deus do pão. Por isso, a farinha de trigo é o ingrediente principal à mesa, simbolizando fartura. E assim, o que começou como um passatempo na quarentena, terminou como um momento gostoso em família e um enorme aprendizado. Melhor ainda para nós, que agora também conhecemos essa tradição belga e podemos preparar a receita no café da manhã, no almoço ou no jantar de Páscoa. Por que não?

Receita de crepe de brigadeiro

Ingredientes

165g de farinha de trigo 40g açúcar 4 ovos 500ml de leite 40g de manteiga 1 colher de sopa de óleo

Modo de Preparo

Peneire a farinha. Acrescente o açúcar, os ovos e, aos poucos, o leite. Misture até que se forme uma massa fina. Derreta a manteiga e incorpore o óleo. Deixe a massa descansar por uma hora. Unte uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga ou óleo e aqueça em fogo médio. Despeje com uma concha uma fina camada da massa (o suficiente para cobrir a frigideira). Depois de alguns minutos, quando a massa descolar do fundo, vire o crepe para assar o outro lado. Recheie com geleia, mel ou brigadeiro. Enrole ou dobre em duas metades (para formar um triângulo) e sirva ainda quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *