O que fazer com as crianças em casa?

Plantando feijão

Essa experiência vai levar você de volta à sua época de escola, quando o Ensino Fundamental ainda se chamava Primário, lembra-se? Pois é, faz tempo (para nós também)… Você deve ter plantado uma semente em um algodão na aula de Ciências, não? Se nunca fez, chegou a hora. Veja aqui o passo a passo para ver a natureza renascer.

Passo a passo

Para cada criança, você vai precisar de um grão de feijão, algodão e uma xícara pequena ou pires.

Peça às crianças que coloquem um punhado de algodão dentro da xícara e borrifem ou molhem delicadamente com água até ficar bem úmido. Dê uma semente a elas e oriente que “plantem” o feijão sobre o algodão molhado. Importante: o algodão não pode secar! Por isso, lembre as crianças de verificar todos os dias se o feijão precisa de um pouquinho de água.

Dica: ligue o alarme do seu celular para pedir às crianças que borrifem um pouco de água no feijãozinho diariamente.

Coloque as xícaras em local bem iluminado. Em três dias, a raiz começará a aparecer. Um pouco depois, já dará para ver a mudinha brotando. Daí, é só transferir a mudinha para a terra e continuar regando com frequência para que se torne uma linda planta.

Aprendizado

Enquanto a semente germina e transforma-se em uma mudinha com raiz e folhas miúdas, as crianças acompanham o renascimento da natureza.

Sabe como é possível o feijão brotar no algodão? Como quase todas as plantas, o feijão tem uma reserva de nutrientes, mas precisa de muito líquido para germinar. Apesar de a casca do feijão ser grossa, é permeável, ou seja, absorve bem a água do algodão. Daí, a água junta-se aos nutrientes e o resultado é uma nova muda.

As crianças trouxeram mais dúvidas? Você tem dúvidas também? Pergunte aqui. E mostre-nos as mudinhas! É só postar nas redes com #BananalEmCasa para a gente ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *