O que fazer com as crianças em casa?

O que fazer com as crianças em casa?

Você já não sabe mais o que inventar para entreter as crianças. Acredite, você não está só. Quase todos os pais, mães e cuidadores do mundo estão passando pela mesma dúvida durante essa quarentena. Mas calma! Ainda há muito o que criar para todos enfrentarem bem esses dias atípicos que estamos vivendo. A Fazenda Bananal tem algumas sugestões.

Quais as dicas da Fazenda Bananal?

Afinal, o que fazer com as crianças em casa? Como há quatro anos a Fazenda Bananal desenvolve atividades educacionais para crianças e jovens, temos uma longa lista de ideias. Nossa equipe selecionou as cinco mais legais para compartilhar com você.
As atividades que vamos apresentar neste post são:

  1. Colorindo com a natureza
  2. Comendo um arco-íris
  3. Falando de diversidade através das cores
  4. Plantando feijão
  5. Sentindo os perfumes da horta
 

Qual o objetivo dessas atividades?

O objetivo é sempre estimular o contato com a natureza e ensinar de forma divertida a cuidar do meio ambiente. Aí você pergunta: mas dá para fazer isso sem sair de casa? Dá sim!

São atividades bem fáceis, viu? Provavelmente você já tem os ingredientes no armário da cozinha ou na geladeira. Se faltar algum item, mande-nos uma mensagem. Vamos pensar juntos em substituições para que o seu projeto com as crianças dê certo.

Quanto mais ocupados, mais tranquilos os pequenos passarão o dia. E, ainda, todo mundo participará de bons momentos em família.

E então, tudo pronto para mergulhar no incrível mundo das cores, formas e sabores da natureza?

1. Colorindo com a natureza

A primeira sugestão trabalha sustentabilidade e diversidade. Sabe as cascas de cenoura e beterraba que você jogará fora depois de preparar a refeição? Então, guarde-as com carinho. Elas serão a base para as tintas que vamos preparar em “Colorindo com a natureza”.

Antes de colocar as mãozinhas para pintar, faça uma rápida introdução perguntando às crianças: vocês já experimentaram esse alimento? Qual sabor tem? O que acontece com os nossos dedos quando encostamos nesse ingrediente?

Essa é uma experiência incrível para os pequenos artistas criarem a partir de elementos da natureza.[LEIA MAIS]

2. Comendo um arco-íris

Em “Comendo um arco-íris”, você mostra às crianças frutas, legumes, verduras e grãos que tiver na geladeira e na despensa. Com todo o material em mãos, ensina os pequenos a separar os alimentos em grupos de cores, estimula-os a experimentar cada um e a marcar o que gostam mais e o que não gostam, deixa-os picar tudo bem picadinho e montar um arco-íris no prato com os pedacinhos…

Há vários caminhos a percorrer![LEIA MAIS]

3. Falando sobre diversidade através das cores

É fato: para as crianças, nenhum assunto é complicado. Mas e se a conversa da vez for bem complexa, envolvendo questões sobre diversidade? Elas tiram de letra. Sim, as crianças nos surpreendem e lidam com as diferenças com naturalidade, sempre.

Por isso, fica aqui nosso convite: que tal falar sobre diversidade com as crianças em casa? Preparamos o passo a passo dessa atividade. Você pode iniciar o debate falando sobre diferentes tipos de cabelo, cor de pele, cor dos olhos… Ou pode usar as cores da natureza como exemplo, como sugerimos aqui. Aliás, as cores, cada uma com uma origem e um propósito, são todas únicas e igualmente especiais.[LEIA MAIS]

4. Plantando feijão

Essa experiência talvez leve você de volta à sua época de escola, quando o Ensino Fundamental ainda se chamava Primário, lembra-se? Pois é, faz tempo (para nós também)… Você deve ter plantado uma semente em um algodão na aula de Ciências, não? Se nunca fez, chegou a hora.

Você vai precisar de um grão de feijão, um algodão e um pires. Enquanto a semente germina e vira uma mudinha com raiz e folhas miúdas, as crianças acompanham o renascimento da natureza!

Veja aqui o passo a passo e outras opções para explorar a ideia dos ciclos naturais.[LEIA MAIS]

5. Sentindo os perfumes da horta

No dia em que você servir às crianças uma batatinha refogada com temperos e elas, ao sentirem o cheirinho, começarem a cantar “alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo sem ser semeado”, você terá cumprido sua missão.

Não é delicioso ver os pequenos tão à vontade com os sabores e os perfumes da natureza?

Para essa atividade, você precisa de alguns temperos frescos ou secos. A experiência sensorial pode ser bem ampla. Deixe as crianças tocarem as folhas, sentirem o cheiro e o sabor. Será que conseguem descobrir quais ervas são?[LEIA MAIS]

Quanto tempo dura cada atividade?

Depende do que você preparar e, principalmente, do interesse das crianças pelos assuntos. Não se frustre se o envolvimento delas for menor do que você gostaria. Tente outra atividade mais tarde ou no dia seguinte. O mais importante é que todos tenham bons momentos juntos, inclusive você.

Que resultado esperar?

Dá gosto ver a ligação espontânea que as crianças têm com a natureza. Aqui na Fazenda Bananal, é comum vermos os pequenos interagindo com os animais e lidando com as plantas com cuidado e carinho. E, apesar de cenas assim serem frequentes, nossa equipe sempre se emociona.

Então, com as atividades desse post, espere que o interesse das crianças pela natureza aumente aos pouquinhos. Já para os adultos, nossa aposta é de que reencontrem ou reforcem o vínculo com o meio ambiente enquanto se surpreendem com as descobertas das crianças.

Gostou das dicas?

Fez as atividades em casa? Tem outras dicas para levar a natureza para o dia a dia das crianças? Queremos muito saber! Deixe aqui seu comentário.

2 pensamentos em “O que fazer com as crianças em casa?”

  1. Adorei as idéias . Amanhã vou guardar as cascas de cenoura. Na horta já tivemos algumas experiências muito boas. Já colhemos couve, mostarda, orégano e manjericão. Colhemos limão e laranja e também tomatinhos cereja . Na casa da vovó tem bastante espaço para criar muitas brincadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *