Atualidades

Dia Mundial da Água

“A Terra é azul” essa foi a célebre frase dita por Yuri Gagarin, o primeiro homem a observar nosso planeta do espaço. A exclamação do astronauta não deveria soar tão surpreendente, afinal, naquela época já sabíamos que mais de 70% da superfície do planeta é coberta por água. Se a Terra é azul, por ser o “planeta água”, se tivesse uma cor, a vida também seria azul.

A água está em tudo que é vivo. A água-viva é um dos exemplos mais claros desse fato, aproximadamente 95% do seu peso é água, não por acaso, recebeu esse nome. Um cachorro é composto de 65% de água; uma banana, 74%; uma melancia, 95%, e por aí vai… Em média, entre 70% e 90% de um vegetal é água. Nos animais, essa quantidade costuma variar entre 60% e 70%.

Nós, seres humanos, não somos diferentes, 60% do corpo de uma pessoa adulta é água. Se nos aprofundarmos no corpo, os números são ainda mais surpreendentes, 83% do seu cérebro, 85% do seu coração, 94% do seu sangue e incríveis 95% dos seus olhos é água. Não bastasse a água ser o principal ingrediente da vida, ela está presente em diversos outros contextos no nosso cotidiano, incluindo até mesmo transporte e lazer, quem não gosta de um bom banho de praia ou cachoeira?

Apesar da importância da água nas nossas vidas, dados da ONU apontam que 2,1 bilhões de pessoas não tem acesso a água potável de qualidade segura e que 1,9 bilhão de pessoas vive em regiões com escassez de água. Para chamar a atenção para importância da água nas nossas vidas, no dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Anualmente é escolhido um tema para direcionar as comemorações da data. O tema de 2018 é “A Natureza pela Água” e explora como podemos utilizar a própria natureza para buscar soluções para problemas relacionados com a água como inundações, seca e poluição de recursos hídricos.

A água está no passado, no presente e no futuro da Fazenda Bananal. Ela é o “combustível” que movimenta a roda d’água que existe até hoje na Fazenda, e que durante décadas manteve em atividade um dos principais engenhos de Paraty. Atualmente, ela está presente nos belíssimos riachos que cortam a Fazenda e é o “alimento” que nutre nossa horta, agrofloresta e floresta. A água é também um dos nossos legados para o futuro. Com a recuperação ambiental da fazenda através das nossas agroflorestas e áreas de restauração de vegetação nativa, estamos trazendo mais umidade e consequentemente mais vida para o solo e também ajudando na recuperação de antigas nascentes. Venha celebrar com a gente o Dia Mundial da Água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *