O que fazer com as crianças em casa?

Como falar sobre diversidade com as crianças

É fato: para as crianças, nenhum assunto é complicado. Mas e se o tema da vez envolver questões sobre diversidade? Elas tiram de letra. Sim, as crianças nos surpreendem e lidam com toda naturalidade, sempre. Por isso, fica aqui nosso convite: por que não aproveitar esse momento de quarentena e falar sobre diversidade com os pequenos em casa? Selecionamos alguns exemplos da natureza para começar a conversa com eles de forma bem leve.

Veja, as pessoas são diferentes, certo? Em características físicas, na fala, no jeito de se vestir… A questão é que nós, adultos, já estamos carregados de interpretações culturais e sociais e a tendência é de reprimirmos a observação natural das crianças a respeito das diferenças que percebem ao seu redor. Mas diversidade não precisa ser um tabu, não é mesmo? Vamos retomar o assunto, então, com apoio das cores da natureza?

Em busca das cores

Na Fazenda Bananal, nossa equipe conduz essa atividade ao ar livre, mas é possível reproduzir o passo a passo em ambiente fechado.

Primeiro, reúna as crianças e diga que participarão de uma aventura. Os pequenos serão os exploradores em busca das cores! Quais encontrarão pelo caminho? Deixe que elas imaginem e nomeiem as cores que pretendem buscar. Você pode ajudá-las a catalogar as cores oferecendo pequenos pedaços de papel ou tecido colorido para que tenham como referência.

Durante a busca, peça que identifiquem as cores que encontrarem. Aproveite para perguntar:


  • foi essa a cor que você imaginou?
  • encontrou alguma que não tinha imaginado?
  • conseguiu nomear todas elas?
  • as cores encontradas são iguais às das amostras?


Experiência com formas e texturas

Você pode variar e oferecer uma experiência tátil. Coloque objetos de diferentes formas e texturas em saquinhos. Peça que as crianças coloquem as mãos e tentem identificar o que é cada objeto sem vê-los; ofereça a elas sementes de diferentes espécies; comparar materiais como madeira, metal e tecido; e o que mais sua imaginação permitir.

O Aprendizado

Lembre-se que o objetivo dessa atividade é abordar a diversidade. As cores da natureza são um exemplo das diferenças que encontramos a todo momento ao nosso redor. Diferentes elementos deixam o ambiente mais rico e oferecem mais possibilidades para combinar e criar.

Amplie o cenário e inclua as diferentes cores de pele das pessoas, por exemplo. O mais importante é que as crianças possam perceber e descrever com suas próprias palavras as diferenças que notarem nas pessoas.

Se já tiver feito essa atividade com as crianças, comente aqui como foi! Se não tiver feito ainda, diga-nos as dificuldades que estão brecando você. Podemos sugerir alternativas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *