O que fazer com as crianças em casa?

Comendo um arco-íris

A atividade de hoje é para as crianças descobrirem as cores dos alimentos e despertar nos pequenos a curiosidade por novos sabores. Vamos comer juntos um arco-íris?

“Olha que prato colorido, meu filho. Come tudo para ficar forte!” Quantas vezes você ouviu sua mãe dizer isso na vida? Para variar, sua mãe está certa. Um prato colorido é mesmo muito rico em nutrientes e faz um bem danado à saúde.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira elaborado pelo Ministério da Saúde, arroz, feijão, verduras, legumes e proteína animal, juntos, são exemplo de refeição balanceada. Agora, olhe o prato da foto ao lado… já reparou como o hábito alimentar mais comum dos brasileiros é colorido?

Alimentação saudável e diversidade

A atividade “Comendo um arco-íris” tem dois objetivos: despertar nas crianças o gosto pela alimentação colorida e saudável; e abordar questões de diversidade.

A natureza é o melhor exemplo para mostrar as diversas características de tudo e todos que nos cercam. Além disso, ao terem contato com os alimentos, as crianças tendem a demonstrar interesse e curiosidade para experimentar vários ingredientes.

Passo a passo

Use ingredientes que tiver na geladeira ou na despensa: frutas, legumes, verduras e grãos. Lembre-se que quanto mais diversidade, mais amplo fica o universo para criar!

Oriente as crianças a separar os alimentos em grupos de cores. Comente que cada cor beneficia partes específicas do corpo. Por exemplo:

– vermelho: bom para o coração e a memória

– amarelo e laranja: bom para o coração, olhos e sistema imunológico

– verde: bom para os olhos, ossos e dentes

– azul e roxo: bom para a memória

– branco e marrom: bom para o coração

Peça que piquem tudo bem picadinho e montem um arco-íris em uma travessa. Depois, incentive que experimentem cada ingrediente e pergunte o que gostam mais e o que não gostam.

Aprendizado

Nessa atividade, as crianças aprendem que as pessoas dependem de outros seres vivos para existir. Descobrem que os alimentos vem da natureza e que possuem diversas cores, cada qual com um benefício específico para o nosso corpo, e que comer uma grande variedade de cores faz com que se tenha mais saúde.

Como ficou o arco-íris de alimentos na sua casa? Comente aqui e poste nas redes sociais com #BananalEmCasa para vermos como ficou!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *