O que fazer com as crianças em casa?

Colorindo com a natureza

O tema sustentabilidade está nessa atividade do começo ao fim. Sabe as cascas de cenoura e beterraba que você vai jogar fora depois de preparar a refeição? Então, guarde-as com carinho. Elas serão a base para as tintas que vamos preparar.

Pense em ingredientes ricos em cores. Deixe sua imaginação voar para encontrar opções! Quer uma ajudinha? Veja alguns exemplos do que você pode usar:

  • cascas de beterraba, cenoura ou manga
  • pedacinhos de tomate
  • pedacinhos de ameixa seca
  • punhadinho de terra ou pó de café
  • um pouco de cúrcuma, urucum ou coloral
  • pedacinhos de flores
  • talo de folhas (de espinafre, salsinha ou couve, por exemplo)
  • tecido branco (uma camiseta velha) ou folha de papel sulfite ou novelo de lã branca


 

O Preparo

Coloque os ingredientes em tigelas diferentes com um pouco de água quente para que soltem as cores com mais facilidade. Outra opção é bater os ingredientes separadamente com um pouco de água no liquidificador; ou amassar um a um no pilão.

O Passo a Passo

Traga as crianças para o universo da atividade fazendo perguntas:

  • vocês já experimentaram esse ingrediente? Qual sabor tem?
  • o que acontece com os nossos dedos quando comemos esse ingrediente?


  • Explique a elas que hoje vamos usar esses ingredientes para pintar. Deixe que elas comam os ingredientes em sua forma natural (se forem comestíveis, claro) e mostre o preparo em água que você já havia preparado.

    A obra de arte

    As crianças agora precisarão de uma tela para pintar! Ofereça a elas uma camiseta branca velha e peça que criem uma nova estampa. Pode ser também uma folha de papel em branco. A arte pode ser feita com os dedinhos e as mãos ou com pincéis. Se tiver um novelo de lã clara, dê pequenas tiras a elas e deixe que mergulhem a lã nas tintas. Depois, espere secar e retome a atividade mais tarde para que façam uma linda colagem dos fios em papel ou tecido!

    O Aprendizado

    Essa atividade é uma forma de falar com as crianças sobre diversidade. Afinal, é essa enorme variedade de elementos o segredo que mantém a natureza funcionando. A arte fica muito mais rica e diversa quando há tantas opções à disposição!

    Outra descoberta importante é que as cores tem origens diferentes e, quando misturadas, formam novas cores. É uma chance de as crianças se interessarem por diferentes colorações e terem curiosidade para criar tons naturais a partir de ingredientes da natureza.

    Já fez essa atividade em casa? Conte-nos aqui nos comentários como foi! Compartilhe nas redes com #BananalEmCasa para vermos como ficou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *