O que fazer com as crianças em casa?

9 dicas de livros para ler com as crianças em casa

Como sair de casa está fora de questão durante o isolamento social e a quarentena, que tal levar as crianças para um passeio por meio da leitura? A Livraria dos Marés, anexada à Pousada Literária*, selecionou nove títulos divertidos e inspiradores para diferentes faixas etárias. Os assuntos vão desde o desenvolvimento das crianças até temas da natureza e histórias que farão a garotada viajar sem sair do lugar. Todos os livros são facilmente encontrados nos sites das respectivas editoras e nas principais livrarias online.

Para crianças entre 1 e 3 anos

Cadê meu penico? – Mij Kelly (Editora Companhia das Letrinhas)

Esse divertido livro conta a história da Hortênsia, uma menina que precisava fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava seu penico. O objeto, na verdade, está com os bichos que, quando descobrem a utilidade do pote, não querem saber se fazer xixi e cocô em outro lugar que não seja o penico. Escrita em versos rimados, a história aborda uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.

Para crianças a partir de 4 anos

Jacaré, não! – Antonio Prata (Ubu Editora)

O livro apresenta Luiza que, ao fazer atividades do cotidiano, como tomar banho ou ir à escola, se depara com um elemento estranho: o jacaré. A narrativa simples foi escrita pensada justamente nos elementos inesperados que provocam o riso da criançada.

A menina que morava no chuveiro – Antonio Prata (Ubu Editora)

Uma das coisas que Lina mais gosta é tomar banho. Tanto que, um dia, ela propõe aos pais morar no chuveiro. Daí desenrola-se uma séria e engraçada conversa de como seria a vida no chuveiro, enquanto a menina arranja mil argumentos para não sair do banho.

Antes e Depois – Anne-Margot Ramstein (WMF Editora)

A invisível passagem do tempo no ciclo da natureza é apresentada às crianças nesta obra sem palavras. Com belas ilustrações, o livro mostra, em páginas duplas, o antes e depois das coisas: o ovo vira galinha, a semente, uma árvore, a lagarta, uma borboleta.

Brasileirinhos da Amazônia – Poesia para os bichos da maior floresta – Lalau e Laurabeatriz (Editora Companhia das Letrinhas)

Em poemas e ilustrações, os autores trazem uma seleção de importantes animais que compõem a fauna a brasileira para conscientizar os pequenos leitores sobre a riqueza da Floresta Amazônica.

Monstro das Cores – Anna Llenas (Editora Aletria)

Alegria, tristeza, raiva, medo, calma. Essa são as emoções que tomaram conta e confundiram o monstro das cores. Nesta obra, a tarefa das crianças será identificar cada uma dessas emoções por meio de cores.

Para crianças a partir de 7 anos

Abecedário de bichos brasileiros – Geraldo Valério (Editora WMF)

Um virtuoso na arte das colagens, Geraldo Valério retrata animais de várias famílias da fauna brasileira. Além das ilustrações, há informações básicas sobre os espécimes, elaboradas pelo biólogo Humberto Conzo Junior. A obra propõe atividades para as crianças, como explorar melhor a características dos animais e aprender a técnica da colagem.

Diário de Pilar na Amazônia – Flávia Lins e Silva (Pequena Zahar)

Este livro leva às crianças a uma viagem pela Floresta Amazônica na companhia de Pilar e de seu inseparável Breno. Juntos, eles montaram a Sociedade dos Espiões Invisíveis (SEI) para desvendar alguns mistérios do passado. Nesta aventura, eles vão enfrentar os feitiços de Iara e descobrirão os segredos da Floresta Encantada.

Malala: a menina que queria ir para escola – Adriana Carranca (Editora Companhia das Letrinhas)

A história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina, é contada neste livro-reportagem destinado ao público infantil, escrito pela jornalista Adriana Carranca.

O Minotauro: Maravilhosa aventura dos netos de Dona Benta na Grécia Antiga – Monteiro Lobato (Editora Companhia das Letrinhas) Neste clássico do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa viajam no tempo rumo à Grécia Antiga, onde o grupo terá a missão de resgatar Tia Nastácia do terrível Minotauro, que a sequestrou devido aos seus famosos bolinhos de chuva.

Que outros livros fazem sucesso entre as crianças na sua casa? Conte aqui nos comentários para a gente!

*A Pousada Literária de Paraty e a Fazenda Bananal fazem parte de um grupo de hotéis que promove o turismo sustentável e responsável no Brasil. A Livraria das Marés é anexada à Pousada Literária, no centro histórico de Paraty, e oferece grande variedade de títulos da literatura nacional e internacional, além de servir o cafezinho e o juçaí mais gostosos da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *